Onde comer em Santa Teresa: Restaurante Espírito Santa

O boêmio bairro de Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro, guarda verdadeiras jóias gastronômicas. E como recebemos muitos pedidos por dicas de onde comer em Santa Teresa, resolvemos visitar alguns estabelecimentos do bairro.

Almoçamos no Restaurante Espírito Santa que traz em seu menu ingredientes naturais da Amazônia usando técnicas da cozinha internacional.

A experiência foi incrível e contamos tudo sobre a nossa a nossa aventura gastronômica no Espírito Santa, da chef Natacha Fink (legítima manauara!), no relato a seguir.

Restaurante Espírito Santa, Santa Teresa – RJ

O restaurante Espírito Santa está localizado no coração de Santa Teresa, onde tudo acontece, na Rua Almirante Alexandrino, a principal do bairro. Turistas e moradores quando pensam em onde comer ou beber em Santa Teresa correm direto para essa eclética rua.

Ao chegar no restaurante nos deparamos com um ambiente rústico, bastante colorido, com muitos objetos de decoração indígenas, móveis em madeira reciclada que transmite um aconchego e uma certa informalidade característica do despojado bairro e do carioca também.

Um detalhe que adoramos foram as legendas que descrevem todos os pratos, auxiliando assim o cliente a optar por pratos: NL (sem Lactose), NG (sem Glúten), HOT (picante), VEG (vegetarianos) e OP VEG (opção vegetariana). 

Vamos aos pedidos.

Entradas do Restaurante Espírito Santa:

Começamos com os Charutos de Pato ao Tucupi, uma leitura do clássico amazônico “Pato ao Tucupi”. O peito de pato é desfiado e refogado com jambu (a verdura que adormece os lábios!) e cebola, enrolado e frito em massa de arroz, servido com tucupi reduzido. Precisamos antes dizer para se acostumarem aos elogios a esse restaurante. Dito isso, essa entrada é deliciosa, crocante, suculenta, cheia de informação e bem servida.

A outra entrada pedida foram as Patinhas de Caranguejo, patinhas de caranguejo de água doce salteadas com vegetais frescos, molho de ostra e redução de açaí branco (12 unidades). Outra delícia que é impossível comer só uma, duas, três.. ainda bem que vem 12!

Pratos Principais do Restaurante Espírito Santa:

A primeira pedida foi o Peixe no Pacotinho, filé de tucunaré recheado com farofa de palmito de pupunha, servido empacotado em folhas, sobre creme de banana da terra levemente aromatizado com mangarataia. Acompanha arroz salsado e banana da terra frita. Ao abrir o “pacotinho” o aroma desse prato é indescritível de tão bom. E tudo se confirmar com um saboroso filé preparado no ponto certo, branquinho, suculento e muito bem acompanhado pela banana da terra. Seguramente um dos melhores pratos de peixe que já provamos.

O outro prato que chegou em nossa mesa foi o Guerreiro, medalhão de mignon grelhado com queijo brie e crosta de pão ao alho, molho de vinho e chips de batata. Mais um executado com maestria, com destaque para esse pão de alho dos Deuses!

Sobremesa do Restaurante Espírito Santa:

Finalizamos nosso almoço com a Maracatu, tortinha crocante de chocolate recheada com doce e geleia de cupuaçu, crocante de castanha e calda de chocolate. Quem nunca provou cupuaçu não sabe o que está perdendo, essa fruta é espetacular e a sobremesa estava equilibrada, bem apresentada e muito saborosa.

Drinks do Restaurante do Espírito Santa:

Entre um prato e outro provamos alguns drinks autorais da casa que são muito criativos.

O Cuia do Pajé é preparado com guaraná, ginseng, catuaba, mirantã, Nó de cachorro, cupuaçu, malibu e cachaça artesanal, servida em cuia indígena. O drink é gostoso, um mistura interessante, mas ele é bem denso e encorpado, ou seja, causa saciedade rapidamente. A apresentação é sensacional!

Pedimos também o Santinha’s Daiquiri com suco de tangerina e lima da pérsia, rum branco e licor de laranja, bem refrescante, com toque cítrico delicioso.

Assim terminamos nosso almoço no Restaurante Espírito Santa, seguramente um dos melhores que já visitamos. Saímos de lá querendo provar todos os pratos do cardápio, em breve retornamos com certeza. Vale ressaltar o atendimento prestado, serviço muito bom. Um almoço completo como o nosso custaria em torno de R$250,00 para duas pessoas incluindo as entradas, os pratos principais, a sobremesa e os drinks. Para a alta gastronomia apresentada, qualidade dos ingredientes e comparando a outros restaurantes do mesmo padrão no Rio de Janeiro, diríamos que o preço está de acordo com o praticado. Vale a pena, e muito! (Lembrando que tem pratos para duas pessoas que servem até 3 ou 4 dependendo de quem forem.)

Fomos ao Restaurante Espírito Santa em formato de parceria através da Datz Comunicação, mas nossa opinião aqui expressa em nada foi interferida por conta disso. Sempre passamos a nossa experiência real para você, nossos queridos leitores.

Informações:

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 264 – Santa Teresa – Rio de Janeiro

Telefone: 21-25074840

WebSite: http://www.espiritosanta.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/espiritosantarestaurante/

 

Um comentário em “Onde comer em Santa Teresa: Restaurante Espírito Santa

Deixe uma resposta