Azteka Bistrô Rio: A verdadeira culinária mexicana

Ficamos bastante animados com o e-mail da Aglika (uma das proprietárias do Azteka) nos convidando a conhecer a genuína culinária mexicana. Nós adoramos descobrir novos sabores e nos aventurar na gastronomia também e no post de hoje daremos uma ótima dica de onde comer comida mexicana no Rio de Janeiro.

O Azteka Bistrô é bem rígido quanto a procedência e origem dos ingredientes utilizados na casa. Muitos são importados diretamente do México (onde nasceu o chef do Azteka). Há a preocupação em utilizar alimentos orgânicos no preparo dos pratos também, bem legal a pegada do Bistrô.

Sentamos a mesa junto com a Aglika e começamos a degustação com a Água de Jamaica, um Chá gelado de flor de Hibisco, e uma Maragarita de Hibisco também (o chá de hibisco é muito popular no México e faz parte do cotidiano), essa última criação da própria Aglika, que acertou em cheio, estava uma delícia e o sal do himalaia apimentado na borda fez toda a diferença no drink. Aliás ter a Aglika como companhia foi essencial, pois ela nos contou os detalhes por trás de cada pedido, e a história também, nos sentimos no México.

Para abrir o apetite, Nachos de Milho acompanhados de Guacamole, Sour Cream Artesanal (picante, com chipotle! Muito bom. Pode escolher sem chipotle também), uma pasta de Beterraba Vegana (com grã de bico e tahini) maravilhosa e Peperrillo (pasta assada de pimentões, berinjela e tomates)! 

Continuando os trabalhos, nos foram servidos os verdadeiros tacos mexicanos, com as tortilhas abertas e o recheio por cima. Aglika nos ensinou a comer como um verdadeiro mexicano: pegue o taco com as mãos e faça um envelope acomodando o recheio, em seguida é só apreciar os sabores. Deve ser comido assim que chega a mesa, pois as tortilhas são delicadas. Provamos diversos tipos de recheios, entre eles o Mole Rojo (Frango orgânico com molho Mole a base de cacau) e o famoso Al Pastor (Pernil Suíno com Abacaxi, o predileto dos mexicanos!).

O próximo prato tradicional foram as Quesadillas de Chouriço (Chouriço suíno com feijão preto, a feijoada mexicana), estavam bem saborosas e a essa altura já estávamos quase rolando de tanta comida! Mas seguimos firmes e fortes. ahahahah

Entre um prato e outro degustamos a Horchata, uma tradicional bebida mexicana que serve para quebrar o ardor da pimenta, bem presente na maioria dos pratos. É uma espécie de leite vegetal de arroz com canela, é como se você estivesse tomando um arroz doce líquido! Não se acanhe e provem, é muito gostosa e ajuda bastante na degustação dos pratos picantes, que nós adoramos, mas que podem ser menos picantes ou até sem pimenta, o cliente é quem manda.

Após as Quesadillas finalizamos (os pratos salgados, claro!) com um clássico Burrito Durango (Guisado de carne bovina bem temperado). Como já estávamos bem satisfeitos, comemos somente metade e levamos o que sobrou para casa, pois é muito bem servido o Burrito, não a toa atende pelo nome de “Burritos para Famintos” no cardápio!

Ainda provamos uma Margarita Tradicional, uma Chelada de Corona (sal apimentado na borda, suco de limão e Corona bem gelada) e uma Kombucha de Maracujá (elixir probiótico,  fermentado e levemente gaseificado).

Para sobremesa escolhemos a Mousse de Chocolate (feita seguindo a risca uma mistura antiga dos Astecas, chocolate e pimenta) e o Pudim de Leite.

É possível pedir essas delícias em casa também, e além do cardápio, o Azteka mantém um pequeno empório com diversos produtos, confira no endereço on-line deles que colocamos nas informações.

Assim terminou nossa tarde especial no México, quer dizer, em Ipanema! Amamos o carinho Aglika, e muito obrigado pelo convite. Voltaremos para o MexBurger!

Informações:

Endereço: Rua Visconde de Pirajá 156

22410-000, Ipanema, RJ

Horário de Funcionamento: Segunda a segunda 12:00 – 23:30

Telefones: +5521 34898900/+5521 973055564

Delivery: http://azteka-rio.com/order-online/

 

Deixe uma resposta