Trilha do Morro Dois Irmãos no Vidigal é perigosa ?

Vocês já ouviram falar da Trilha do Morro Dois Irmãos, localizada na comunidade do Vidigal, Zona Sul da cidade maravilhosa ?

Uma vez que somos trilheiros de carteirinha resolvemos nos aventurar na trilha do Morro Dois Irmãos.

Sendo assim, vamos contar como nós fizemos para chegar até lá e por fim colocaremos todas as formas de transporte que conhecemos.

+Veja Também: Passeio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro 

Onde fica a Trilha do Morro Dois Irmãos ?

Primeiramente é preciso chegar até a entrada principal da Favela do Vidigal. Para isso fomos de táxi.

Em seguida, uma vez na entrada da comunidade, terão 3 opções para chegar ao pé da trilha do Morro Dois Irmãos:  moto táxi, kombi e a pé. A saber, indo a pé o caminho é longo e já adiantamos que a trilha não é das mais leves. |Então se for optar por esse jeito é bom estar com preparo físico em dia.

Antes de tudo, a escolha entre os meios de transporte é o inicio da sua aventura, optando pela Kombi você terá uma subida tranquila com pouca emoção (por 3 reais).

Porém para os que gostam de adrenalina, o moto táxi é a sua escolha. Pois, tirando um fino de todos os carros, motos e pessoas eles te levam até o inicio da trilha bem mais rápido e por apenas 2 reais.

A saber, nós fomos de Kombi já que estávamos em um grupo de 4 pessoas. Tanto para a Kombi quanto para o moto táxi vocês devem pedir para descer no ponto do campo de futebol, onde é o inicio da trilha.

Como é a Trilha do Morro Dois Irmãos no Vidigal ?

A trilha tem inicio em um portão que dá diretamente para mata atrás do campo de futebol. Em seguida, dali para frente, são 50 minutos de trilha em média, pois depende do ritmo de cada um.

Nesse sentido, uma dica para quem faz trilhas em grupos é colocar sempre o mais lento do grupo na frente, pois assim essa pessoa não cansa rápido e a trilha fica com um ritmo adequado para todos.

Em suma, classificamos essa trilha como dificuldade nível médio. Pois ela é mais difícil e cansativa do que as trilhas do morro da urca, pedra bonita e do telégrafo, por exemplo.

O caminho é bem demarcado e não há risco de se perder, o que aumenta a dificuldade é o terreno bem acidentado e escorregadio. Além disso, por conta do chão batido, tem um acúmulo de terra no meio do caminho e já que tem muitas partes íngremes é bom tomar muito cuidado, pois os tombos são comuns.

Ao longo da trilha tem muitos mirantes para tirar fotos e dar uma pausa para se hidratar e descansar. Para aqueles que esqueceram de levar água e alimentos, na metade do caminho tem a barraquinha do Samuel.  Ali vende de um tudo: água, gatorade, suco, barra de cereal e ainda conta com bancos e uma tenda para descansar.

Fim da trilha

Essa trilha cansa bastante, mas em compensação o visual que se tem do topo é incrível. Pois temos de um lado as praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Lagoa, o Cristo etc. E do outro a praia de São Conrado, a pedra da gávea, a pedra bonita e uma vista da favela da Rocinha que te dá a ideia da imensidão que é esta comunidade.

Conclusão

Portanto, nossa dica é para chegar bem cedo, já que a trilha tem ficado bastante cheia, não esquecer de optar por roupas mais leves e confortáveis, uso de protetor solar, tênis e repelente. Ademais aproveite mais esse cantinho maravilhoso do Rio de Janeiro.

*Por estar em uma comunidade é natural o receio de algumas pessoas em subir, caso seja essa a sensação opte por fazer com uma empresa como a Rio4Fun do nosso amigo Guilherme.

 

Como chegar na trilha do Morro Dois Irmãos

Você pode, primeiramente, pegar um táxi, um ônibus ou um uber que te deixe na entrada principal do Morro do Vidigal e depois sehguir nossos passos.

Saindo de Copacabana os ônibus que te deixarão lá são 557, 382, 360, 177; da Barra da Tijuca: 525, 2334, 2338, 360; do Centro do Rio 2334, 177, 2335.

 


 

4 comentários em “Trilha do Morro Dois Irmãos no Vidigal é perigosa ?

  • 17 de agosto de 2015 em 11:59
    Permalink

    Amei fazer a trilha com vcs, Casal ventura!!! Valeu mto a pena! Ótima descrição da trilha e das dicas!

    Resposta
  • 24 de novembro de 2015 em 01:36
    Permalink

    Legal as dicas, da próxima vez que for para o Rio quero ir no Morro dois irmãos…

    Resposta

Deixe uma resposta