Conhecemos todas as Praias Selvagens de Barra de Guaratiba na Zona Oeste Carioca

Depois de milhares de pedidos, finalmente conhecemos todas as Praias Selvagens de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste carioca. No total são 5(cinco): Búzios ou Conchas, Perigoso, Meio, Funda e Inferno. Acompanhem como foi nosso dia nesse cantinho pouco conhecido no Rio.

Fomos convidados pelo experiente (e nosso querido amigo!) guia Guilherme, o Gagui da empresa Rio4Fun, que oferece experiências únicas e customizadas aqui no Rio de Janeiro. Recomendamos fortemente o auxílio de um guia para realizar a trilha das Praias Selvagens de Barra de Guaratiba, pois além de ser muito cansativa, o caminho em algumas partes não é tão claro.

A Rio4Fun tem um serviço diferenciado e personalizado. No horário marcado, as 7 da manhã, o Guilherme já estava na nossa porta para nos levar para essa aventura, no seu próprio carro (muito luxo fazer trilha com motorista e tudo!). Nos juntamos as nossas companheiras de aventuras, a Suzanne e a Nathália, do blog O Que Fazer no Rio e Onde comer no Rio, que para nós são uns dos melhores portais sobre conteúdo da Cidade Maravilhosa que existem hoje em dia (como elas mesmas dizem: do Leme ao Pontal; Da Pavuna a Botafogo!).

De Copacabana até Barra de Guaratiba levou em torno de 1 hora de carro, o caminho passa por toda Barra da Tijuca e Grumari e é bem tranquilo, basta colocar em algum aplicativo de GPS o endereço “Estrada de Guaratiba n°9860”. Ao chegar estacionar o carro por ali. Depois é só subir a escadaria (qualquer dúvida pergunte aos moradores!). De ônibus temos as linhas 867, 874A, 2382.

O início da trilha para as 5 Praias Selvagens de Barra de Guaratiba também é o ponto início da Trilha Transcarioca, a maior trilha urbana do Brasil com 180 km de extensão. E sendo assim há marcas de identificação ao longo do caminho: 

– No sentido Oeste-Leste (Guaratiba-Pão de Açúcar): a sola de uma bota amarela pintada sobre um retângulo preto (Sinalizações antigas ainda não têm o retângulo preto), é a ida;

– No sentido Leste-Oeste (Pão de Açúcar-Guaratiba): a sola de uma bota preta pintada sobre um retângulo amarelo, é a volta.

Antes de começar a Trilha em si subimos bastante em meio as residências do bairro local, são muitos degraus e ladeiras. O Gagui nos recomendou levar até 3 litros de água, calçados leves, com boa aderência e fechados, roupas confortáveis, pequenos lanches, protetor solar, boné ou chapéu, toalha e uma muda de roupa.

O caminho é bem sinalizado e até as primeiras praias, Búzios ou Conchas e Perigoso, leva-se em torno de 40 minutos. A Praia do Perigoso é a mais famosa das praias selvagens de Barra de Guaratiba e a de mais fácil acesso também. Por conta da facilidade ela fica quase sempre lotada e suja (por conta da falta de educação das pessoas mesmo!).

Ali também é o caminho para a trilha da Pedra da Tartaruga, um ponto de rapel bem famoso aqui no Rio de Janeiro.

Como nosso objetivo era chegar até a última, a Praia do Inferno, nós passamos direto por essas e seguimos em frente.

A terceira praia selvagem é a Praia do Meio, linda, sendo a melhor para banho e com boa infraestrutura de ambulantes. Essa foi a nossa escolhida para um mergulho e pausa para água na volta.

O acesso até ela se dá por uma trilha em meio a vegetação fechada, também existem partes com cordas e beirando precipícios, mas nada de muito assustador, tudo tranquilo e bem cansativo por conta do sol.

Como o nome sugere a Praia do Meio é o meio da trilha e dali até o Inferno faltavam mais 1 hora. Levamos por volta de 2 horas para fazer a trilha completa (somente a ida!).

Chegamos na quarta praia selvagem, a Praia Funda. Essa nós já conhecíamos e até mostramos um acesso alternativo nesse post aqui!

A Praia Funda é bem brava, portanto tome cuidado ao nadar nela. O acesso a partir da Praia do Meio é um pouco complicado, mas é perfeitamente possível realizá-lo. Terão momentos de escalaminhada com cordas, trilha aberta com sol na cabeça e bastante mato também.

Por estar mais afastada a Praia Funda é quase sempre deserta, com areia clarinha e bem extensa. Um belo cenário para altas fotos.

Da Funda até a última das 5 praias selvagens de Barra de Guaratiba, a praia do Inferno, são mais 10 minutos. O caminho passa por uma grande rocha que separa as duas praias e é conhecida como Pedra Lua devido a formação da sua superfície, com várias crateras que permitem a realização de fotos com efeitos bem legais. Solte a criatividade.

A quinta e última é a Praia do Inferno. Bastante frequentada por surfista por conta das altas ondas, quase sempre está sem faixa de areia e o banho não é recomendado, pois o mar é muito bravo.

Depois de desbravar todas as praias selvagens de Barra de Guaratiba, chegara a hora de voltar e encarar a trilha novamente. Estávamos exaustos, então resolvemos dar uma parada pra mergulho e descanso. Camila e eu aproveitamos e testamos nosso novo acessório para GoPro que tira fotos aéreas, o BirdiePic. Lembramos que nossos seguidores tem desconto no site da BirdiePicBrasil colocando o código “CASALVENTURA”. Outra empresa de acessórios para GoPro que amamos e que temos cupom de desconto é a Sandmarc, que vende de tudo: bastão de selfie de alumínio, filtros de mergulho, cases, outros bastões e muito mais. O código de desconto também é “CASALVENTURA”. Aproveitem.

Ao fim da trilha estávamos mortos de cansaço, com fome e com sede! E foi aí que o Gagui apresentou o diferencial de seu passeio, uma visita a gastronomia local. Almoçamos no Bar Xodó da Barra um Peixe Frito com Batata Frita delicioso, pescado quase que na hora! Muitos dos seus tours tem essa pegada gastronômica e nós amamos.

Assim terminamos a trilha das 5 praias selvagens de Barra de Guaratiba. Muito cansativa, requer um bom preparo físico. Recomendamos o auxílio de uma guia experiente e também recomendamos (fortemente!) que façam essa trilha, no fim todo esforço é recompensador! 

Outras Informações:

Empresa Rio4Fun:

WebSite: http://rio4fun.com/

Instagram: @rio4fun

Facebook: https://www.facebook.com/Rio4funexperience/?fref=ts

Acessório para GoPro BirdiePic:

WebSite: https://www.r2jinc.com.br/

Código Promocional: CASALVENTURA

Instagram: @birdiepic @birdiepicbrazil

Acessórios para GoPro da Sandmarc:

WebSite: https://www.sandmarc.com/

Código Promocional: CASALVENTURA

Blog O Que Fazer no Rio e Onde Comer no Rio:

WebSite: http://www.oquefazernorio.blog.br/

Instagram: @oquefazernorio e @ondecomernorio

Facebook O que fazer no Rio: https://www.facebook.com/oquefazernorio/?fref=ts

Facebook Onde comer no Rio: https://www.facebook.com/ondecomernorio/?fref=ts

 

 

 

18 comentários em “Conhecemos todas as Praias Selvagens de Barra de Guaratiba na Zona Oeste Carioca

  • 3 de agosto de 2017 em 17:01
    Permalink

    Uau! Que lugares fantásticos! Preciso voltar ao Rio o quanto antes pra fazer essa trilhas e conhecer essas praias mais desertas. Adoro lugares assim.

    Resposta
    • 4 de agosto de 2017 em 13:45
      Permalink

      Se você curte, então vai amar lá. Venha sim, e aproveite.

      Abs

      Thiago

      Resposta
  • 3 de agosto de 2017 em 17:17
    Permalink

    Nossa… que passeio bacana e que praias lindas. Adorei esse roteiro e já quero fazer igualzinho. Amei as dicas. bJs

    Resposta
    • 4 de agosto de 2017 em 16:22
      Permalink

      É lindo Vivi.

      Vai adorar

      Abs

      Thiago

      Resposta
  • 3 de agosto de 2017 em 17:33
    Permalink

    Adorei a foto com o BirdiePic, ficou show! E a Praia Funda ganhou meu coração.. a água bem verdinha, achei linda!

    Resposta
    • 4 de agosto de 2017 em 13:44
      Permalink

      Quem não tem Drone caça com Birdie. Uma boa solução!

      Abd

      Thiago

      Resposta
  • 3 de agosto de 2017 em 21:13
    Permalink

    Nossa, que lindas estas cenas, estas trilhas, estas praias, olha, estou de boa aberta aqui. Eu não conhecia, mas amei demais!

    Resposta
    • 4 de agosto de 2017 em 13:42
      Permalink

      Vale a pena conhecer, é cansativo, mas é lindo!

      Abs

      Thiago

      Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 08:08
    Permalink

    Que passeio lindo por essas praias pouco conhecidas do Rio de Janeiro, uma mais linda que a outra adorei a foto da praia do Funda, bem deserta do jeito que eu gosto.

    Resposta
    • 4 de agosto de 2017 em 13:41
      Permalink

      Se quiser achar praia deserta aqui no Rio de Janeiro, ir para esses lados é a solução.

      Abs

      Thiago

      Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 12:12
    Permalink

    Que delicia de passeio! Sou louca para fazer! Já namoro essas trilhas faz tempo, mas sempre que vou ao Rio, tenho que cumprir os compromissos familiares e fico sem tempo de dedicar-me à Guaratiba. Adorei o post e me deu mais vontade de riscar da lista!

    Resposta
    • 4 de agosto de 2017 em 13:39
      Permalink

      Vai adorar! è cansativo, mas vale a pena.

      Abs

      Thiago

      Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 18:57
    Permalink

    Eu adoro praia que a gente precisa fazer uma trilha para acessar. O banho de mar é a recompensa. Neste caso aí, ainda tem o visual maravilhoso! Ah, e praia meio deserta é tudo de perfeito!!! Agora, descendo de cordinha?!! Corajosos!!! 🙂

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 19:24
    Permalink

    Bacana esse post, moro no Rio, adoro comer peixe e frutos do mar em Guaratiba, e fico imaginando a beleza das praias seguintes, e esse post mostrou lindamente como é. Parabéns pela dica, sensacional!

    Resposta
    • 7 de agosto de 2017 em 13:22
      Permalink

      Tem como ir de barquinho também para as praias. Aproveite para conhecer.

      Abs

      Thiago

      Resposta
  • 5 de agosto de 2017 em 13:27
    Permalink

    Rub sou liuca pra conhecer esse lado do Rio! Bom ter a referência de guias pra contratar, porque eu estava totalmente perdida! Achava que era tranquilo ir sozinha! E cada visual lindo, einh?? O Rio é mesmo maravilhoso!

    Resposta
    • 7 de agosto de 2017 em 13:21
      Permalink

      Um dos poucos lugares ainda intocados no RJ

      Vale muito a pena

      Abs

      Thiago

      Resposta
  • Pingback:10 lugares que quero conhecer antes dos 40 anos » AzWanderlust

Deixe uma resposta