Praia Funda!!

Cansados das praias lotadas do Rio de Janeiro?!?!

casalventura foi em busca de uma praia mais tranquila, praticamente particular, conhecida como “ Praia Funda”.

Optamos pela Funda, uma praia com 300 metros de extensão, quase deserta (é pouco conhecida então sabíamos que a praia seria toda nossa ;)), onde em seu final há uma casa na qual reside um habitante muito antigo com seus cachorros.

A trilha para chegar a praia é bem demarcada, intercalando subidas e descidas, áreas bem expostas ao sol (sempre lembrando de vestir roupas bem leves e tênis, bastante filtro solar e se hidratar muiito) o que acaba tornando a trilha um pouco cansativa. Consideramos trilha de nível moderado, com duração de 50 min e alguns trechos que necessitam de um pouco mais de atenção por existirem áreas escorregadias por conta de pedras e terra.

Uma coisa que nos deixou bem tristes, foi o descaso das pessoas com o lixo já que essas praias são muito visitadas por praticantes de camping selvagem. Quase chegando a praia, avistamos muiiiito lixo, uma VERGONHA!! Mas a praia em si é limpa, a areia branca e o mar azul-esverdeado apresentando ondas de tamanho moderados (as praias selvagens possuem muitas correntezas, portanto cuidado!!).

Fomos de carro até o início da trilha e o deixamos estacionado na casa de um morador. Pergunte sempre aos moradores caso estejam perdidos ou não tenham certeza do local. No fim do post explicaremos como chegar !!!

A trilha em si é de dificuldade moderada, necessita um bom preparo. O terreno é muito acidentado com bastante trechos íngremes, o que dificulta a caminhada e aumenta o tempo do percurso. A dica é fazer com tranquilidade, aproveitando as mudanças na vegetação para observar as plantas e os animais silvestres. O inicio da trilha é um caminho bastante aberto e logo que começa a subir têm-se uma bifurcação, a direita você pode ir para trilha do telégrafo e as primeiras praias selvagens e a esquerda é a trilha para Funda e Inferno. Siga pelo caminho aberto e bem demarcado até chegar a próxima bifurcação (uns 350 metros de suave subida), um campo aberto cheio de jaqueiras, onde o caminho para esquerda leva para praia do Inferno, o caminho a ser seguido é o da direita, descendo, passando por um bambuzal para descer até às praias. A partir deste ponto, já é possível ter uma visão do mar. A trilha continua em descida constante, até chegar em uma próxima bifurcação, aonde deve-se seguir à direita (nessa parte tem uma saída meio escondida á direita que leva té a praia do meio,quando fomos tinha uma placa sinalizando, passe direto e siga descendo), continuando a descida até a praia Funda. Não tem erro, logo escutará o som do mar e a areia começará a aparecer entre a vegetação à beira mar.

 

Pronto, chegando no paraíso é só desfrutar jogando um altinha, dando um mergulho e tirando altas fotos, aaahh, a sua esquerda olhando para o mar têm uma grande pedra que é a divisão para a praia do Inferno, vale uma conferida!!

 

Como chegar na Praia Funda:

 

De Carro: Se você estiver vindo por Campo Grande ou Santa Cruz, siga em direção a Barra da Tijuca e entre em Barra de Guaratiba, siga pela estrada Roberto Burle Max (Estrada Velha de Guaratiba) . Se você estiver vindo da Barra de Tijuca ou do Centro, pegue a Avenida das Américas e atravesse o Túnel da Grota Funda, após o Túnel entre em Barra de Guaratiba e siga pela estrada Roberto Burle Max (Estrada Velha de Guaratiba).

Na estrada Roberto Burle Max (Estrada Velha de Guaratiba), você chegará no ponto final dos ônibus 867, ali a esquerda terá uma pequena rua e um ponto de moto táxi, suba essa rua até o fim sempre se informando, terá uma parte q não será possível ir de carro, estaciona, informe-se onde pode e siga a pé, você chegou na trilha. Lembre-se de se informar sempre com moradores locais.

De ônibus: Se você estiver vindo da Zona Oeste da cidade, pegue o ônibus 867 (Barra de Guaratiba x Campo Grande) que sai da Rodoviária de Campo Grande e solte no ponto final(praia de Guaratiba). Se você estiver vindo da Barra ou Zona Sul, uma opção é pegar o  BRT no Terminal Alvorada e seguir até a estação Ilha de Guaratiba. Do BRT será preciso transferir para outro o ônibus 867, que vai lhe deixar em Praia Grande, principal praia da região e parada terminal da linha 867. No fim da linha, indico pegar um moto-taxi por R$ 7,00 até o inicio da trilha da praia funda, informe -se!!!

Um comentário em “Praia Funda!!

Deixe uma resposta