Parque das Ruínas e Escadaria Selarón: passeios imperdíveis em Santa Teresa!!

Hoje daremos dicas de dois passeios em Santa Teresa, culturais e turísticos. O primeiro é o Parque das Ruínas onde se encontra uma das vistas mais bonitas do bairro e um Centro Cultural com programação para toda a família!

O Parque das Ruínas era o local onde sua antiga proprietária Laurinda Santos Lobo comandava um dos mais efervescentes salões de Belle Epoque Carioca, onde entretinha seus convidados com música, poesia, dança e um serviço de cozinha impecável. Visitas ilustres de convidados internacionais como Isadora Ducan e Anatole France, e do convidado Heitor Villa Lobos, marcaram a história desse casarão.

Em 1996 a prefeitura do Rio juntamente com os arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes, desenvolveram esse projeto que une às ruínas do palacete neo-colonial a estruturas modernistas em ferro e vidro,que além de sustentarem as paredes, possibilita que se caminhe entre as ruínas até se atingir o mirante 360° com uma vista maravilhosa da Baía de Guanabara, Pão de Açúcar e Arcos da Lapa.

Além do incrível mirante, o parque conta com uma programação gratuita com exposições, uma área ao ar livre onde ocorrem shows e programações, uma cafeteria local com vista para a baía de guanabara e espreguiçadeiras sonoras para relaxar!!

O parque também é conhecido por ser cenário de muitos ensaios fotográficos ( principalmente de gestantes e noivas) mas de acordo com o que lemos na placa, é necessário uma autorização prévia para realizá-lo.

Nós visitamos o parque em um dia de semana e apesar de estar bem movimentado, conseguimos encontrar uma vaga bem em frente ao portão de entrada. Como não há estacionamento no local, e as vagas na rua são escassas, nossa dica é estacionar no Museu Chácara do Céu que fica localizado ao lado do Parque das Ruínas e possuí estacionamento gratuito (outra dica:aproveitem para conhecer também o museu, infelizmente estava fechado no dia em que estivemos lá).

  • Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.
  • Funcionamento: de terça à domingo das 08 às 18hrs.

 

Continuando nosso passeio pelo bairro, seguimos a pé até a linda e famosa Escadaria Selarón, que faz a ligação do Bairro de Santa Teresa a Lapa. Após sairmos do Parque das Ruínas, descemos a ladeira e viramos a esquerda, e em seguida viramos a esquerda novamente e seguimos até chegar na escadaria (o percurso não leva nem 10 minutos, mas é um pouco cansativo por ser ladeira né?!).

A Escadaria Selarón é mundialmente conhecida através de documentários, matérias em revistas e jornais, e até mesmo foi cenário de clipes do Snopp Dog e U2, sendo muito visitada por gringos e turistas, porém pouco explorada pelos cariocas (nós mesmo nunca havíamos visitado!).

A origem da escadaria se deu através do pintor chileno chamado Jorge Selarón, que residia em uma das casas na própria ladeira da escadaria e que no ano de 1994 decidiu iniciar a transformação dos 215 degraus em um linda e famosa obra de arte. Através de doações de diversas partes do mundo, Selarón decorou não somente os degraus com os azulejos, mas também os painéis afixados nas muretas e muros das casas.

No ano de 2005, a prefeitura da Cidade concedeu à Selarón o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e oficializou o tombamento da escadaria.

Em épocas de Olimpíadas e Paralimpíadas, a escadaria se encontra cheia a qualquer dia da semana, sendo quase impossível conseguir tirar uma foto “sozinho”. Como visitamos nesse período, não sabemos como ela fica normalmente, então nossa dica é começar pelo bairro de Santa Teresa, já que a lapa dependendo do dia e horário possa estar muito deserta.

– Como chegar?

 

Se vier de outros bairros, opte pelo metrô. Desça na estação Cinelândia e ande até a base da escadaria que fica na Rua Manuel Carneiro (cerca de 750m do metrô).

Caso opte por outros meios de transporte, uma vez que você esteja no Largo da Lapa, em frente à Igreja de N.S.do Carmo da Lapa, existe uma Rua chamada Theotônio Regatas. Entre nesta rua e siga em frente até encontrar a Rua Joaquim Silva e vire à direita. A escadaria fica à alguns metros adiante ao lado do número 53 da Joaquim Silva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários em “Parque das Ruínas e Escadaria Selarón: passeios imperdíveis em Santa Teresa!!

Deixe uma resposta