O que levar na mala para Patagônia Argentina ?

Recentemente estivemos em  El Calafate e Ushuaia e uma das perguntas que recebemos foi sobre o que levar na mala para Patagônia Argentina, já que lá é um local com clima bem doido, pois venta muito, faz frio demais e o sol castiga mesmo assim.

Arrumar a mala para viajar pode ser um problema para muitos porém vamos dar algumas dicas que ajudarão na hora de planejar sua viagem para locais que façam muito frio ou que tenham neve.

+Veja Também: Como Ir ao Glaciar Perito Moreno ?

A primeira coisa que gostamos de fazer é montar um check list com tudo que vem na cabeça. Isso mesmo, escreva tudo, pois estando escrito você não corre o risco de esquecer. Segue um exemplo, mas cada um pode ter o seu:

A partir daí vamos separando os itens e agrupando por categorias para depois acomodar tudo na mala (depende muito do destino escolhido). A organização vai de cada um, mas uma boa dica para salvar um espacinho é usar aqueles saquinhos de alimentos “ZipLock” ou uma máquina que embale a vácuo (nós não temos, mas já vimos algumas pessoas que usam e ajuda muito). Agora vamos ao destino específico desse artigo: a Patagônia Argentina.

O que levar na mala para Patagônia Argentina ?

Em relação a Patagônia vamos destacar os itens essenciais e explicar um poucos mais sobre as roupas de frio que você deve levar.

Uma dica para se vestir em locais que fazem muito é usar o sistema por camadas, primeiro você coloca uma “Segunda Pele“, essa será a base da sua roupa e deve estar em contato direto com a pele, não pode ser folgada, pois ela será a responsável por manter você sequinho. As nossas são da marca Solo.

+Veja Também: Onde se hospedar em El Calafate ?

Em seguida vai depender do frio, mas em nossa viagem utilizamos um casaco do tipo “Fleece”, que é uma peça intermediária, usada sempre com algo por baixo. Ele seca rápido, é leve e um ótimo isolante. Para escolher o “Fleece” correto você deve escolher entre as diferentes gramaturas existentes, quanto maior a gramatura mais isolante ele será.

Os nossos Fleeces são da marca Solo e The North Face. Muitas vezes usávamos somente a Segunda pele e o Fleece na cidade ou um camisa comum e o Fleece por cima e já era o suficiente.

Completando as camadas que utilizamos, vem o Casaco Corta Vento Impermeável. Esse é um item essencial na Patagônia Argentina, lar dos temidos ventos patagônicos e onde pode chover, fazer sol e nevar em um intervalo de 10 minutos. Nós estivemos em El Calafate e Ushuaia no verão, mas apesar da temperatura mais amena, os ventos castigam e são os responsáveis por jogar a temperatura lá em baixo, por ressecar seus lábios e olhos e até a garganta. Os nossos casacos são excelentes e além cortar o vento e serem impermeáveis eles possuem mais camadas internas que auxiliam também no isolamento. São da marca Trespass e adquirimos eles na Loja Benevento.

Ainda na parte de cima do corpo não deixe de levar luvas, óculos de sol e se possível uma Balaclava (uma espécie de touca que protege o rosto também, tipo touca ninja), mas caso não vá para um local com frio e vento muito rigoroso, uma touca como as nossas já resolve. Lembre-se de proteger bem as extremidades (Orelha, nariz, dedos..) pois é por ali que perdemos calor mais rapidamente. Nossas toucas são da marca Solo e também são da Loja Benevento.

A parte inferior do corpo segue a mesma ideia. No nosso caso dispensamos a calça segunda pele, mas se você for em uma época de frio rigoroso, vale a pena levar. Utilizamos calças de trekking usuais, daquelas que seca rápido, da marca Solo.

Os pés são extremidades e merecem atenção especial. Recomendamos que levem uma meia específica, as meias térmicas. Elas ajudaram no isolamento e fazem toda diferença.

Para calçar, irá depender da época do ano que você vá e o que pretende fazer. No verão não é comum nevar em El Calafate e Ushuaia, mas pode acontecer e as chuvas com certeza acontecerão. Se você vai em busca das belas paisagens existentes ao fim de longas trilhas sugerimos que comprem Botas para Trekking, podendo ou não ser impermeáveis (as nossas não eram e não sentimos falta porque não pegamos chuva nas trilhas, mas recomendamos, pois tem muitos terrenos alagados). A Bota do Thiago é da Timberland e a da Camila da Braddock.

Outro item essencial é o protetor solar, pois o sol castiga e pode render sérias queimaduras. Não saia sem.

Onde comprar roupas de frio ou neve ?

Escolher as roupas de frio pode ser difícil (e caro!) por vários motivos. Então para que seu investimento valha a pena, escolha lojas que ofereçam um know-how sobre o assunto.

A Loja Benevento foi um de nossos parceiros nessa viagem e o atendimento deles é muito bom, uma verdadeira consultoria para viagens a locais que faça muito frio ou neve, e além de indicarem as roupas corretas para cada destino eles não deixarão você viajar sem estar estiloso e na moda! As roupas são eficientes e lindas.

Apesar de as roupas terem sido adquiridas em formato de parceria, nossa opinião é isenta e devemos dizer que realmente são de altíssima qualidade, para a vida toda. Recomendamos. Eles entregam na sua casa também.

“Relembrando os itens essenciais que não podem faltar na sua mala para a Patagônia Argentina: Touca ou Balaclava, Luvas, Óculos Escuros, Segunda Pele, Casaco Fleece, Casaco Corta Vento, Calça de material seca rápido ou específica para neve se for o caso, Bota para Trekking impermeável, Meias Térmicas e Protetor Solar!”

Os nossos amigos do blog Cariocas Sem Fronteiras visitaram a Patagônia no inverno e contam nesse relato o que vestir.

 

Mais Informações sobre a Loja Benevento:

Endereço: Clique aqui (todas em São Paulo)

WebSite: http://www.benevento.com.br/

Instagram: @lojabenevento

 

 


 

 

6 comentários em “O que levar na mala para Patagônia Argentina ?

  • 12 de dezembro de 2017 em 19:02
    Permalink

    Adoro esses check lists, deixam tudo mais fácil. Também muito importantes as dicas das roupas, não conhecia esse tipo fleece e parece ser muito útil.

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2017 em 07:29
    Permalink

    Realmente, tem que ficar de olho nas roupas, são muito importantes. Já fui pra lá no verão, cheguei até a usar bermuda, mas pros passeios o frio é inacreditável, mesmo em dezembro. Boas dicas!

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2017 em 22:46
    Permalink

    Viajar para lugares frios é sempre uma dificuldade a mais porque as roupas são mais pesadas, sempre bom ter checklist pra ajudar.

    Resposta
  • 2 de Janeiro de 2018 em 19:54
    Permalink

    Show, casal! Eu amei o check list! Sério, ficou muito bom! Podia colocar em um PDF para outros viajantes baixarem, ne?

    Resposta
    • 2 de Fevereiro de 2018 em 13:52
      Permalink

      Vou fazer isso Dhebora!

      Resposta

Deixe uma resposta