O que fazer em Arraial do Cabo: O Caribe Carioca

Oii galera, tudo bom?? Hoje nós vamos contar para vocês como foi nosso bate e volta ao paraíso, digo, Arraial do Cabo! Com esse relato vocês saberão exatamente o que fazer em Arraial do Cabo.

Para quem não conhece, Arraial do Cabo fica localizado na Região dos Lagos, próximo a cidade de Cabo Frio ( em 1985 foi elevado a Município após a emancipação de Cabo frio). O município é conhecido como a “capital do mergulho”, onde suas praias de águas transparente e areia muito branca tornam sua costa num dos locais brasileiros mais propícios para a pesca submarina e mergulho.

muito amor em arraial!!!
muito amor em arraial!!!

Bom, depois de vermos tantos posts no Instagram com cada foto mais perfeita do que a outra, resolvemos conhecer pessoalmente esse famoso “Caribe Carioca” e descobrir o que fazer em Arraial do Cabo. E como não deixamos nossos seguidores na mão vamos fazer um roteiro completo Bate e Volta para ir em Arraial. Claro que quem quiser e tiver mais tempo disponível pode ficar um pouco mais e desfrutar de tudo o que o Paraíso do Atlântico tem a oferecer!!! Então vamos lá..

O que fazer em Arraial do Cabo: PASSEIO DE BARCO PELAS PRAIAS

Com certeza é indispensável para quem vai a Arraial do Cabo fazer um passeio de Barco para conhecer as praias mais deslumbrantes da cidade!

Decidimos fazer o passeio de barco com a empresa ARRAIAL VIP TURISMO (instagram – @arraialvipturismo) do João, passeio com duração de cerca de 04 horas, onde o roteiro são as principais praias e grutas de Arraial. Pegamos nosso barco na praia dos Anjos, de onde saem todos os os passeios, na Associação dos Pescadores, todo mundo conhece, chegando lá vocês logo verão um monte de vendedor de Passeios, porém é melhor ir com um agendado, e o João faz tudo via WhatsApp, telefone ou Instagram, perfeito né?!. O roteiro dele é um pouco diferenciado, como o nome já diz, é VIP. Tem duas paradas para mergulho e desembarque até as praias, um na Ilha do Farol (a mais linda de todas e considerada a mais perfeita do Brasil!!), e outro nas “Prainhas do Pontal do Atalaia”, muito linda também (falaremos mais abaixo sobre as praias)!! Durante o trajeto é possível conhecer alguns pontos também, como a Gruta Azul, a Gruta do Amor, Cratera do Meteorito, Pedra do Macaco e por fim a famosa Praia do Forno!!  Logo que chegamos tivemos uma ótima surpresa, nossos companheiros de passeio eram os queridos amigos do Instagram : @deixadefrescura (Jéssica e Bruno) e o outro querido casal, o @leo.bittencourt e @jujumtb (quem tiver Instagram vale a pena dar uma conferida nos Igs dos amigos e se deparar com altas fotos e dicas!).

 

Vamos as praias.

O que fazer em Arraial do Cabo: ILHA DO FAROL/PRAIA DO FAROL

Nossa primeira parada de barco foi na Praia do Farol (ah, e durante o caminho tivemos a companhia de lindas tartarugas ao redor do barco e com sorte verão golfinhos também!!). Também conhecida como Ilha do Farol, ela fica localizada na Ilha de Cabo Frio e é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil! Com águas cristalinas e azuladas, cercada por dunas, seu acesso somente é possível por barco. A dica que damos é que assim que desembarcarem procurem o canto direito da ilha para quem está no mar, o canto onde o João vai explicar que não pode ultrapassar uma certa barreira, lá não fica ninguém, a aguá é mais cristalina ainda e a praia é toda sua!!!

 

O que fazer em Arraial do Cabo: FENDA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS, GRUTA AZUL E CRATERA DO METEORITO

Seguimos nosso passeio em direção a Gruta Azul, passamos em frente a linda Fenda de Nossa Senhora (a origem do se seu nome vem da história de um pescador que em 1721 encontrou ali uma estátua de Nossa Senhora Aparecida), e infelizmente devido as condições marítimas não conseguimos parar na famosa Gruta Azul 🙁

Retornando vimos a Cratera do Meteorito, literalmente um buraco na rocha que reza a lenda ter sido feito por um meteorito, outros dizem que é apenas uma formação rochosa, gostamos mais da história do Meteorito! hehehehe

O que fazer em Arraial do Cabo: GRUTA DO AMOR E “PRAINHAS DO PONTAL DO ATALAIA

Continuando nosso passeio, fomos conhecer a Gruta do Amor (fica localizada nas Prainhas do Pontal) e o legal é que o João leva vocês até lá de barco, pois geralmente os outros só param na praia e os clientes vão nadando até gruta, a gruta é bem legal e deve-se atentar a maré, mais baixa é melhor para visitar!!

As “Prainhas do Pontal do Atalaia” são lindíssimas, e apesar de conhecê-las por mar, decidimos ir por terra também!! Façam isso gente, tem uma escadaria imensa para chegar até a praia, uma estrada de chão esburacada, mas vale a pena, no dia em que fomos estava uma verdadeira piscina!! SURREAL. Lá é possível alugar um Kit praia, barraca, mesa e cadeira por módicos 30 reais, caríssimo né?! Então fica a dica levem seu kit praia, pois o sol é de rachar!!! O acesso a praia é feito pelo pontal do Atalaia, coloca no GPS ou Waze que acha, chegando até uma certa parte tem-se o pedágio (com nome disfarçado de estacionamento, mas pelo menos vale para o dia todo em Arraial) por R$ 10,00. Na hora de pagar as moças dão intruções de onde fica a praia, é longe mesmo, não estranhe a demora a chegar!

O que fazer em Arraial do Cabo: PRAIA DO FORNO

Nossa última parada de barco foi na famosa Praia do Forno, lá paramos somente para mergulhar, é possível ver diversos peixes e tartarugas, tem também o famoso restaurante flutuante, porém fica sujeito a lotação de barcos, isso mesmo, todos param lá, e como já estávamos com tempo estourado  não pudemos ficar esperando, mas o João para lá gente, é que abusamos dele e ficamos tirando milhares de fotos em todos os lugares, imaginem 6 blogueiros num passeio, foto que não acabava!

A dica é conhecer a praia do Forno por terra também, após desembarcarmos aproveitamos para conhecer o Mirante da praia do Forno. O acesso ao Mirante é bem tranquilo, fica próximo ao local de passeio de barco, informe-se é pertinho, é uma boa ir até lá após o passeio e se tiver tempo descer até a praia, fomos até o mirante mas não descemos, tem uma escadaria e um pequeno trechinho de terra. Vale a pena dar aquela paradinha para apreciar o visual e tirar lindas fotos!

Fica para próxima conhecer a Praia do Forno por terra, assim como o pôr do sol no Pontal, a prainha, a praia Grande, o mergulho etc. isso mesmo ainda faltaram muitas coisas a fazer, mas foi só um bate e volta, voltaremos com certeza!!!

Gente, esse foi um resumo do nosso passeio de barco. Nossa dica para quem vai a Arraial é conhecer primeiramente via mar, nós recomendamos a empresa ARRAIAL VIP TURISMO, o passeio fica em cerca de R$60,00 por pessoa, onde o simpático João oferece de cortesia água, refrigerantes e até uma cervejinha. Realmente o serviço é VIP, não é lotado como nos outros, uma maravilha!

Agora vamos a pousada e ao restaurante escolhido!

Onde ficar em Arraial do Cabo: Pousada Estalagem dos Corais

Com certeza uma das maiores dúvidas dos viajantes é escolher onde ficar. Em Arraial do Cabo não terão mais esse problema! No nosso bate e volta passamos uma noite na Pousada Estalagem dos Corais, que fica localizada a 150m da Prainha, na entrada de Arraial. Só temos elogios a fazer, a pousada é uma graça! Toda arrumadinha e bem decorada, com piscina, sala de jogos e estacionamento. O quarto todo arrumado e limpinho, ar condicionado split, Wifi (isso é importante né? hahaha), televisão.. Show de bola mesmo! Café da manhã muito bom e com bastante variedade (bolinho de laranja é mara!! :p) e o atendimento, sem comentários: todos funcionários atenciosíssimos!! Fica aqui nosso agradecimento aos donos Carol e Gustavo, nós amamos nossa estadia!! E fica a dica pra quem procura onde ficar em Arraial do Cabo: Pousada Estalagem dos Corais, super recomendada pelo CasalVentura!!

Onde comer em Arraial do Cabo: Bacalhau do Tuga

Seguindo nosso roteiro, depois de nos acomodarmos na pousada, fomos decidir onde jantar. Ouvimos falar muito bem do restaurante Bacalhau do Tuga, e por isso decidimos conhecer. Localizado na Praia dos Anjos, o Bacalhau do Tuga, do proprietário e cozinheiro José Ribeiro e da proprietária Bianca, que nos recebeu com toda atenção e simpatia, É SIMPLESMENTE MA-RA-VI-LHO-SO !!! Um capítulo a parte nessa viagem!! De frente para praia, escolham jantar nos fundos, vista linda, o ambiente é típico praiano, aconchegante, música ao fundo, muito legal, funcionários atenciosos e super gente boa!!

Nossa aventura gastronômica começou com uma porção de bolinhos de bacalhau! Para quem acha que bolinho de bacalhau é tudo igual, não minha gente, não é, e se ainda duvidam, provem o melhor que já comemos, macio, levemente crocante, desmancha na boca!! Muito bom mesmo!

Dali fomos ao Prato principal e aceitamos a sugestão da Bianca e escolhemos o Peixe com Molho de manga e Farofa de Côco!! Incrível! Primeiro porque você já começa comendo com os olhos, o prato é demais, super colorido e cheiroso, e quando você prova, tudo se encaixa!! Impressionante, adoramos a sugestão!!

Para finalizar, conhecemos a surpreendente sobremesa que atende pelo nome de Baba de Camelo! Vocês viram a cara do Thiago no Snap né?! É exatamente aquela expressão que explica essa maravilha, uma espécie de doce de leite cremoso gelado, parecendo um sorvete, com raspas de limão!! Sério gente, imperdível, deu água escrevendo aqui !! Ahhh, ainda ganhamos 2 pastéis de Belém, doce tradicional de Portugal para comermos na pousada, pois não aguentávamos mais, ficamos satisfeitíssimos!! (Apesar de estarmos bem satisfeitos, comemos assim que chegamos na pousada pois não resistimos ao cheirinho e a beleza deles, estavam sensacionais, não deixem de levar também!!)

Queremos deixar registrado o nosso muito obrigado ao Tuga e sua esposa, e á todos que nos receberam de forma tão carinhosa!! Visitem o Bacalhau do Tuga galera simplesmente demais!!!

Esse foi nosso Bate e Volta em Arraial gente, daremos todas as informações e contatos dos locais que escolhemos abaixo, podem agendar e falar que viram aqui no CasalVentura.

  • Passeio de Barco
    Arraial VIP Turismo – WhatsApp – 022-998198183 ou 022-997666027, falar com Virgínia ou João.
    Instagram: @arraialvipturismo
  • Pousada Estalagem dos Corais
    Localizada na Prainha.
    Tel: (22) 2622-2182
    Reservas: contato.estalagemdoscorais@hotmail.com ou pelo instagram: @pousada_estalagem_dos_corais_
    Site: www.estalagemdoscorais.com.br
  • Restaurante Bacalhau do Tuga
    Localizado na Praia dos Anjos
    Tel: (22) 2622-1108 e (22) 9209-2525
    E-mail para : bacalhaudotuga@gmail.com
    Site: www.bacalhaudotuga.com

 

CASALVENTURA VESTE:

@samclothes_ – moda praia feminina!! Compre pelo instagram!!
WhatsApp: (75) 9623-0530
e-mail: clothessam@gmail.com

@agressive_eyewear – óculos de sol e grau, variedade qualidade!!
Rua Santa Clara, n 33, Copacabana, Loja 201.

9 comentários em “O que fazer em Arraial do Cabo: O Caribe Carioca

Deixe uma resposta