Feijoada Transmontana do Rancho Português – Lagoa/RJ

No último sábado (dia 18/02/2016) fomos convidados à provar a famosa Feijoada Transmontana do restaurante Rancho Português, uma referência em comida portuguesa aqui no Rio de Janeiro.

Fomos os primeiros clientes daquele dia e sendo assim encontramos o salão só pra gente, lindo, espaçoso, muito bem decorado com temas portugueses, com pratos pintados a mão, quadros de personalidades portuguesas e lugares do país, os famosos azulejos e um fado (música típica portuguesa) tocando ao fundo finalizando o clima lusitano do ambiente.

Nos sentamos à mesa e logo fomos agraciados com um pequeno couvert acompanhado de seleção de pães da casa, quentinhos e muito saborosos. Para beber pedimos ao maître uma sugestão de vinho branco meia garrafa e adoramos a escolha. E assim demos o pontapé inicial ao nosso almoço.

Como estávamos em um restaurante português nos sentimos na obrigação de provar os bolinhos de bacalhau (que obrigação ruim, né?! hehe). Uma porção com 7 (sete) custou por volta de R$39,00 (não lembramos bem o preço, mas era bem próximo disso!). Sinceramente um dos melhores bolinhos que já provamos e a porção é bem servida, são grandinhos, crocantes, e com um bom azeite ficam uma delícia! Super recomendamos provar lá e até levar para casa.

Após os bolinhos pedimos a “Feijoada Transmontana”, típica da região de Candedo, em Portugal. Ela difere da tradicional brasileira na cor do feijão, na nossa usamos o preto e na portuguesa usa-se o feijão branco.

Ela é preparada com feijão branco, joelho de porco defumado, pé, rabo, orelha, costela, paio português, cenoura e chouriço. O prato, que fez sucesso na casa durante o inverno, volta ao cardápio carioca todos os sábados a R$ 160 para duas pessoas e será servida entre os dias 04/02/2016 e 04/03/2016.

O prato é muito bem servido e tranquilamente três pessoas ficam satisfeitas com a quantidade de feijoada que chega à mesa. A apresentação é bem bonita, em panelas de ferro, uma com o feijão e as carnes e outra com arroz preparado no caldo da própria feijoada, o cheirinho é de matar de tão bom!

Nunca tínhamos provado esse tipo de feijoada, e devemos dizer que estava maravilhosa e que sustenta muito! Depois do almoço fomos direto pra cama. A qualidade das carnes e o ponto do feijão estavam ótimos, nós amamos de verdade!

Como sempre sobra espaço para sobremesa não deixamos de pedir, e elas são um capítulo a parte no Rancho Português, é uma mais apetitosa que a outra. E a variedade é incrível.

Pedimos o clássico pastel de nata (o pastelzinho Belém, que só pode ser chamado de Pastel de Belém em Belém (Belém de Portugal gente!)) e a Batida de Leite com Baba de Moça e Farofinha de Biscoito Maisena.

Assim terminou nosso almoço no Restaurante Rancho Português, uma casa portuguesa com certeza. E antes de ir ainda tomamos o famoso “amarguinho português”, um licor de amêndoas amargas, que é docinho e serve como digestivo!

Queremos deixar registrado o nosso agradecimento pelo convite feito e ao atendimento prestado pelo garçom Wellington!

Informações:

Endereço: Rua Maria Quitéria 136, Ipanema.

Tel: (21) 2287-0335/ (21) 2287-0335/ (21) 2267-0415/ (21) 2522-1159.

Capacidade: 110 lugares.

Funcionamento: De segunda a quinta, das 12h às 0h30. Sexta e sábado, das 12h à 1h30. Domingo, das 12h às 23h. Cc: todos. Cd: todos.

WebSite: www.ranchoportuguesrio.com.br

Facebook: facebook.com.br/ranchoportuguesrio

Instagram: @ranchoportuguesrio

Deixe uma resposta